quarta-feira, 8 de março de 2017

24 de março Dia Internacional de Combate à Tuberculose



A Tuberculose continua sendo mundialmente, um importante problema de saúde pública. O Brasil é um dos 22 países priorizados pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que concentra 80% da Carga de TB. É importante destacar que anualmente ainda morrem 4,5 mil pessoas por Tuberculose, doença curável e evitável.
A estimativa do Ministério da Saúde para a população de Uberlândia, seriam de 258 novos casos anuais.

No mês de março em função da comemoração do dia Internacional, iniciamos as atividades para melhorar os indicadores e aumentar a taxa de detecção de novos casos, através da busca ativa e sistematizada de Sintomáticos Respiratórios pelas Unidades de Saúde e divulgação da doença na comunidade.

Uma das estratégias para detecção dos casos precocemente é a divulgação sobre os sinais e sintomas da doença por profissionais da saúde junto a comunidade. Assim a Atenção Primária com o apoio da coordenação da Vigilância Epidemiológica desenvolverá atividades educativas no mês de março, especificamente na semana do dia 20 ao dia 24, comemorando o Dia Internacional de Combate a Tuberculose (24 de março).

Desenvolver a educação em saúde de forma sistematizada, para combater a Tuberculose em nossa cidade.



Nenhum comentário: