segunda-feira, 10 de julho de 2017

Treino Cognitivo em Idosos

Estratégia para melhorar a memória e outras funções mentais.
Um grupo de idosos usuários das unidades de saúde do bairro Morumbi está participando da Oficina de Estimulação Cognitiva, que acontece semanalmente na UBSF Morumbi I e II de junho a agosto de 2017.
O projeto consiste em avaliação inicial das funções mentais dos idosos e aplicação de instrumental sobre qualidade de vida em seguida participam de  um programa com 10 sessões em grupo com periodicidade semanal, cujos temas são os processos de atenção e de memória, e as funções executivas. No décimo segundo encontros, em sessão individual, serão mais uma vez avaliados com os mesmos testes utilizados no primeiro encontro.
O projeto é uma parceria com a Universidade Federal de Uberlândia através do Instituto de Psicologia sob-responsabilidade do Prof. Dr. Leonardo Gomes Bernardino e mais três integrantes com a Secretaria de Saúde através da  Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa – RASPI .
Cabe destacar que durante o processo de envelhecimento ocorre uma série de alterações no cérebro, as quais causam um declínio na capacidade cognitiva dos idosos. Estes prejuízos vêm acompanhados de mudanças em sua capacidade adaptativa ao ambiente e também em sua qualidade de vida. No entanto, há evidências de que existem maneiras de equilibrar tais perdas e que colaboram na manutenção da cognição, influenciando diretamente na qualidade de vida na velhice. Uma destas estratégias é o treino cognitivo, cujo objetivo é a prevenção de possíveis prejuízos cognitivos além de melhorar a capacidade de funcionamento dessas funções. Assim, o projeto tem por objetivo avaliar o efeito de um programa de treino cognitivo em idosos sobre a qualidade de vida e as funções cognitivas.
Os participantes têm comparecido com frequência e com bastante motivação para as atividades do grupo; realizam atividades durante as oficinas e levam para casa outras tarefas.









UBSF Morumbi I e II
Rede de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa

Nenhum comentário: